Artigos

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Educar é uma tarefa sublime

Educar é uma tarefa sublime! É uma ação contínua, desafiadora e intransferível.
Somos responsáveis pela formação das novas gerações para orientá-las rumo ao caminho em que poderão desfrutar de maiores oportunidades e qualidade de vida.
Este é um propósito, certamente, perseguido por todas as famílias que desejam que seus filhos sejam bem sucedidos, tenham uma vida plena e equilibrada. Para tanto,  faz-se necessário muni-los de conhecimento, para que adquiram entendimento e sabedoria, de forma a alcançarem a realização pessoal tão almejada por todos.
Sentimo-nos plenamente realizados quando nos oportunizamos a viver além da instância do desejo pessoal, transcendendo para um nível de satisfação imensurável , que renova a nossa mente, nossos sonhos e nos faz ampliar a visão de mundo, ao ponto de descentrarmos de nós mesmos e passarmos a ver o outro como parte integrante e essencial à nossa vida.  Assim, compreendemos a essência do homem: “SER”.
A responsabilidade de educar requer compromisso e dedicação de todos os envolvidos. Implica conscientização de que atos, palavras e oportunidades de ir além do trivial farão toda a diferença na formação pessoal e no desempenho profissional. Portanto, educar consiste em:
  • dar instrução e orientar sobre o caminho a seguir;
  • ser exemplo;
  • encorajar à superação de limites, conflitos e adversidades da vida;
  • estar sempre ao lado para ajudar quando for preciso;
  • declarar palavras confortadoras, caso contrário, é preferível o silêncio.
Não há caminhada sem desafios. Não há desafios que não possam ser superados. E quando nos encorajamos a enfrentar os desafios da vida, certamente ,seremos vitoriosos! Assim,  sonhos serão concretizados, propósitos alcançados e a realização pessoal ,consequentemente, virá.