Artigos

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Xadrez e o desenvolvimento do raciocínio

Xadrez e o desenvolvimento do raciocínio O XADREZ é modalidade esportiva podendo ser comparada a qualquer outra modalidade como futebol, futsal, handball, voleibol, basquete, atletismo e tantas outras, por que tem todo um conjunto de técnicas, táticas, regras oficias da federação internacional e todo um valor pedagógico esportivo comprovado por muitos estudiosos no assunto. O professor de educação física terá que se adaptar ao xadrez como se adaptou a todas as outras modalidades, isto é, estudando, pesquisando, fazendo cursos básicos e de aperfeiçoamento, cursos de arbitragem e atuando na pratica em competições nos seus diversos níveis. É comum pensar que para ensinar xadrez é preciso ser um excelente jogador, um “crânio”, é puro engano, é o mesmo que pensar que para ser técnico no basquete tem que ser alto e jogar muito bem, conheço muito baixinhos que são excelentes técnicos de basquete e tem poucas habilidades, mas com sua vivencia, estudos e dedicação tornaram grandes técnicos, e isto pode também acontecer no xadrez, basta vivenciar, estudar e ter um pouco de dedicação a modalidade de xadrez. (SILVA, 2014).
O jogador de xadrez é constantemente exposto a situações em que precisa efetivamente olhar, avaliar e entender a realidade pode mais facilmente, aprender a planejar adequada e equilibradamente, a aceitar pontos de vista diversos, a discutir questionários e compreender limites e valores estabelecidos e a vivenciar a riqueza das experiências de flexibilidade e reversibilidade de pensamentos e posturas. Em países como a França e a Holanda o xadrez já há muito tempo faz parte do currículo escolar como atividade extracurricular. Após sua implantação, perceberam-se um elevado nível de alunos com melhora no coeficiente escolar e uma queda no nível de atendimentos a alunos com dificuldades de concentração. Na Rússia, o xadrez está para eles como o futebol esta para nós, brasileiros. (VASCONCELOS, 1991, p. 125).

Em nossa unidade, o xadrez faz parte opcional do currículo complementar dos alunos do Ensino Fundamental e temos tido muitos avanços no desenvolvimento pessoal e na aprendizagem dos alunos participantes dessa modalidade.
Neste ano, alguns alunos se destacaram nos campeonatos representando nossa cidade e, três de nossas alunas: Lara, Laís e Izabel foram disputar vaga na fase regional, em Caxambu, dentre elas, Izabel, aluna do 8º ano, passou para a fase estadual em Uberlândia, que acontecerá no final de julho.
Que nossos alunos continuem brilhando e se destacando nas diferentes modalidades esportivas.
Parabéns, professor Alan, pelo preparo dos estudantes!

Galeria de fotos 5 foto(s)