Sobre o Colégio Objetivo Guaxupé

O Colégio Objetivo, unidade Guaxupé é uma instituição particular de ensino, que visa primordialmente, a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas com as transformações sociais.

Sua Proposta Pedagógica pautada nos Pilares da Educação: aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver, é sustentada por uma Filosofia Educacional embasada em princípios e valores necessários à convivência ética e saudável.

Nosso compromisso educacional se traduz na qualidade de um projeto institucional fundamentado num trabalho de reflexão constante sobre a prática pedagógica, em sintonia com o que se produz de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionadas à educação.

O fazer pedagógico é fundamentado na vivência e na diversidade. Os alunos são incentivados a compartilhar seus conhecimentos e têm na pesquisa um instrumento de investigação e aquisição de conhecimentos, num ambiente de trabalho democrático, participativo e de respeito mútuo.

O processo de ensino personalizado garante um atendimento às necessidades e individualidades dos estudantes, conferindo-lhes uma aprendizagem significativa. Tal procedimento se estende às áreas cognitiva, afetiva, psicomotora e social, mediante o trabalho minucioso da equipe pedagógica e profissionais multidisciplinares que direcionam as ações a serem desenvolvidas com os alunos.

Aulas extras e opcionais compõem o currículo atendendo aos diferentes interesses e estimulando o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes que ampliam a visão de mundo e o repertório cultural dos discentes.

O Colégio Objetivo oferece atividades opcionais que contribuem para o desenvolvimento harmônico das potencialidades do aluno. Arte, esporte, dança, idioma, música e xadrez são algumas das modalidades oferecidas. Ministradas em horários alternativos.

Atividades opcionais

Teatro
Utilizando como base a observação e a improvisação, as aulas de teatro criam oportunidades para que os alunos trabalhem em conjunto, expressem-se com mais desenvoltura e exercitem a consciência crítica. O curso trabalha aspectos como linguagem corporal, técnicas de improviso e de encenação, elaboração de roteiros e figurinos e formação de grupo.

Jazz, street dance e video dance
Uma opção para quem deseja aprimorar as habilidades motoras e o condicionamento físico são as aulas de jazz, street dance e video dance. O jazz é caracterizado por coreografias que combinam os conhecimentos do balé clássico com os da dança moderna. Já o street dance tem como base o hip-hop e freestyle. Com bastante influência de artistas da música pop e seus hits, o video dance é uma combinação das técnicas anteriores e é representado por passos fáceis e repetitivos que desafiam o aluno ou o grupo a encontrar formas de se comunicar e se expressar corporalmente.

Violão
As aulas de violão são uma excelente opção para os alunos que desejam aprender mais sobre um instrumento musical. Favorecendo a afinação da voz, o ritmo e a desinibição, o curso ensina o mapeamento do braço, que inclui a localização de notas, a notação (conhecida também como leitura de partituras, cifras, tablaturas e diagramas) e as técnicas e linguagens dos diversos gêneros musicais aplicados a um repertório estimulante.

Coral
As aulas de coral promovem a socialização, a disciplina, o ritmo e o contato com a boa música. O repertório escolhido pelo educador mescla músicas do cancioneiro popular, da MPB, músicas em inglês, músicas folclóricas e eruditas. O curso favorece a boa dicção e a articulação das palavras, por meio do ritmo e do arranjo das melodias.

Xadrez
Muito mais do que apenas um jogo, o xadrez é também um grande aliado nos estudos. Sua prática auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, na concentração e estimula a memória e a criatividade. Nas aulas, os conhecimentos vão além das regras e movimentos das peças; elas ensinam também estratégias criativas que auxiliarão o aluno a pôr em prática e a desenvolver os fundamentos da atividade.

Inglês
Visam aprimorar os conhecimentos no idioma. Conversação, jogos, laboratório interativo, materiais de apoio e recursos multimídia facilitam o aprendizado da linguagem.

Escola de Esportes
A Escola de Esportes oferece aulas de diferentes modalidades, como basquete, futsal e handebol. A atividade contribui para a formação do aluno, por meio da vivência plena do esporte. Ela também estimula movimentos diversos, favorece o desenvolvimento do equilíbrio emocional, a interação social, a autoconfiança, o espírito esportivo, a boa forma física e a autodisciplina. Clube Operário - para alunos do 6º ao 9º ano.

Handebol, futsal e basquete
Os alunos que desejam aperfeiçoar-se no handebol, futsal ou basquete podem também participar de aulas específicas para as modalidades. Conhecimento de regras, fundamentos táticos e estratégicos e aprimoramento das habilidades esportivas integram a programação do curso.

Canto
As aulas de Canto favorecem a afinação e classificação da voz, o ritmo, a desinibição, desenvoltura, e postura.

Natação
A natação, assim como outras práticas esportivas, contribui também para o fortalecimento muscular e o condicionamento cardiovascular e respiratório. O curso promove desde a adaptação ao meio aquático até o aprendizado dos quatro estilos do esporte: crawl, costas, borboleta e peito. Local: Clínica Personalizada